Dom Adolfo Pereira

Adolfo Zon Pereira nasceu em Orense, Espanha, no dia 23 de janeiro de 1956. É religioso da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1986. É formado em Teologia pela Universidade de Comillas de Madri (Espanha), com mestrado em Teologia Pastoral na Universidade de Salamanca. No início de sua trajetória presbiteral, padre Adolfo exerceu atividades na Pastoral da Juventude da arquidiocese de Pamplona na Espanha. Também foi co-pároco na Paróquia São Francisco Xavier (1988-1992) e ecônomo da comunidade xaveriana, no mesmo país.

Em 1993, mudou-se para o Brasil, onde iniciou estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, na diocese de Abaetetuba (PA), na qual, também, exerceu durante anos diferentes atividades pastorais, entre elas, foi membro do Conselho Regional da Cáritas do Norte 2 da CNBB, assessor na formação de leigos na Escola de Fé e Política, diretor da Escola Diocesana de Evangelizadores, vice-regional dos missionários xaverianos, de 2005 a 2010.

No período de 2005 a 2006, esteve como administrator econômico da diocese de Abaetetuba. Atuou como professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Regional de Formação Presbiteral no regional Norte 2 da CNBB.

Dom Adolfo Zon Pereira, SX, foi nomeado bispo dia 27 de agosto de 2014, foi sagrado dia oito de novembro do mesmo ano e tomou posse como segundo bispo da Diocese do Alto Solimões no estado do Amazônas em 24 de maio de 2015, onde exercer seu missão.