Diocese do Alto Solimões

Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tabatinga/AM

Por razões históricas a diocese leva o nome de um dos principais rios do Amazonas, (Rio Solimões). Em 23 de maio de 1910 o Papa Pio X com a Bula “Cum ex Nimia Diocesis Amazonum” cria a PREFEITURA APOSTÓLICA DO ALTO SOLIMÕES desmembrada da Diocese do Amazonas e confiada aos Capuchinhos da  Umbria. Em 1925  a sede da Prefeitura Apostólica foi transferida de Tonantins para São Paulo de Olivença.

No dia 11 de agosto de 1950, o Papa Pio XII elevou a prefeitura apostólica à categoria de PRELAZIA NULIUS  com a Bula “Laeto Accepimus”. No dia 29 de junho de 1951, aconteceu a instalação da Prelazia do Alto Solimões em São Paulo de Olivença.

A Prelazia do Alto Solimões foi elevada à dignidade de DIOCESE pelo Papa João Paulo II com a Bula “Constant Praelaturam” de 14 de agosto de 1991. Em 16 de fevereiro de 1992, já na cidade de Tabatinga, AM, na Igreja Catedral Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno, foi constituída a Diocese do Alto Solimões.

A Diocese de Alto Solimões faz limites com dois países: Colômbia e Peru. Tabatinga é a cidade da diocese que hoje hospeda a Cúria Diocesana e também onde reside o  seu primeiro bispo, hoje emérito, Dom Alcimar Cladas Magalhães, que esteve a frente da Diocese 1990 a 2015.

Composta por sete municípios e oito paroquias, compreendendo Amaturá (Paróquia São Cristóvão), Atalaia do Norte (Paróquia São Sebastião), Benjamin Constant (Paróquia Imaculada Conceição), Santo Antônio do Içá (Paróquia Santo Antônio), São Paulo de Olivença (Paróquia São Paulo Apostolo), Tabatinga (Paróquia Santos Anjos) Belém do Solimões,  distrito de Tabatinga,(Paróquia São Francisco), Tonantins, (Paróquia São Pedro). Segundo o IBGE, em 2015 a população destas cidades chegava a 208.194 pessoas.

A Diocese completa 25 anos em 2017 e possuiu oito padres incardinados, dois sacerdotes Fidei Donun, um sacerdote Xaveriano em missão por um ano. Oito sacerdotes Capuchinhos, totalizando, 19 sacerdotes para toda Diocese.

O bispo em exercício é sua Excelência Reverendíssima, Dom Adolfo Zon Pereira, que tomou posse dia 24 de maio de 2015, é de nacionalidade espanhola e membro da Congregação dos Missionários Xaverianos.

Ao longo destes 25 anos de historia diocesana, o Senhor da messe, enviou e continuar enviando numerosos, religiosos, religiosas, membros de Novas Comunidades, diáconos, sacerdotes e bispos, assim como, renovado o vigor missionário de muitos leigos e leigas comprometidos com a missão da Igreja Católica nesta região. Continuemos, pois a Messe é grande e os operários são poucos.